Da Assessoria
Acip (Associação Comercial e Empresarial de Paraíso), em parceria com a Prefeitura de Paraíso, por meio da secretaria de Assistência Social e Habitação, lançam a campanha “Sua Declaração vale uma doação”, que tem fomentado mobilização dos contadores para orientar os contribuintes para incentivar a destinação do imposto de renda em prol do FIA (Fundos da Infância e Adolescência).
“Cabe ressaltar que não se trata de doação, mas sim de destinação de parte do Imposto de Renda que seria pago à Receita Federal (uma cota de até 3% em caso de pessoas físicas que fizerem a destinação na declaração anual do imposto)”, destacou a presidente da Acip, Juliana Martins.
Com objetivo de incentivar a classe contábil, a Acip está lançando a campanha “Sua declaração vale uma doação” a cada 50 R$ doados, o contador e contribuinte recebem um QR Code, para ser cadastrados no aplicativo Acip Digital, e poderão participar do sorteio de 07 bicicletas ao final do período de Declaração de Imposto de Renda.
![](https://portalacip.com.br/wp-content/uploads/2023/03/sua-declaracao-vale-uma-doacao-819x1024.png)
As destinações feitas através da Declaração do Imposto de Renda são repassadas diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (e não ao Executivo Municipal) e geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público Estadual.
Vale lembrar que o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 começa dia 15 de março e vai até 31 de maio de 2023.
FIA
O Fundo da Infância e Adolescência tem por sustentação legal o art. 88, inciso IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e art. 14 da Lei Estadual 5.336/92, com a nova redação dada pela Lei Estadual 5.812/96, que institui o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/AL e no Decreto 36.865/96 que regulamenta o FIA/AL.
É um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Quem pode doar?
Os contribuintes que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda.
Qual o limite para a doação?
As doações realizadas no momento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda poderão ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o imposto devido apurado na declaração. A dedução está sujeita ao limite global de 6% do imposto devido apurado na declaração.
Qual a vantagem de realizar a doação diretamente da Declaração do Imposto de Renda?
Os contribuintes têm maior autonomia sobre a destinação do imposto de renda. Dessa forma, podem decidir se parte do imposto devido será destinado à Receita Federal ou para o financiamento de projetos de atendimento à população infantojuvenil.
A doação representa um gasto adicional para o contribuinte?
Não. A doação representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA/AL. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.
Se eu já enviei a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, ainda posso doar?
Sim. É possível retificar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda para realizar sua doação.