Acip assume papel de Madrinha do “Apadrinhamento Nota 10”; veja como você pode transformar vidas de crianças e adolescentes

Acip assume papel de Madrinha do “Apadrinhamento Nota 10”; veja como você pode transformar vidas de crianças e adolescentes

Assessoria Acip

O programa Apadrinhamento Nota 10 é uma ação desenvolvida Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e tem como objetivo é beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sob medida de acolhimento. 

Acip assume o Papel de Madrinha desse lindo projeto, “Acip não pode ficar de fora de um projeto tão lindo como esse, Acip assume o papel de Madrinha do projeto, na modalidade prestadora de serviço, e nos colocamos à disposição em fazer a divulgação desse projeto junto a nossos associados”, destacou a presidente da Acip, Juliana Martins. 

O projeto “Apadrinhamento Nota 10“, procura pessoas que desejam se tornar adultos de referência para crianças ou adolescentes que vivem nos abrigos em Paraíso do Tocantins. 

Encontro da Equipe do Apadrinhamento Nota 10 e Equipe Comercial da Acip

De acordo com, Camila Cabral, da equipe técnica local do TJ, explica que o apadrinhamento não tem relação com guarda tutelar ou adoção, mas sim com convívio familiar e em sociedade. “O objetivo é cultivar uma relação com uma figura de referência para a criança na sociedade, que possa acompanhá-la em diversas atividades e dar apoio em várias situações, não envolve nenhum tipo de tutela ou adoção, somente o apadrinhamento afetivo”, disse.


O Programa de Apadrinhamento estabelece três modalidades:

Apadrinhamento afetivo – visita regularmente o afilhado, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares, proporcionando as promoções social e afetiva e revelando a ele as possibilidades de convivência familiar e social saudáveis.

Apadrinhamento provedor – oferece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente.

Apadrinhamento prestador de serviços – atende às necessidades institucionais das crianças e/ou adolescentes, conforme a sua especialidade de trabalho, sendo um fornecedor de serviços médicos, odontológicos etc.

Quem pode apadrinhar?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos que tiver interesse, de forma solidária, em ser padrinho ou madrinha afetiva de uma criança ou adolescente acolhido; pessoas abertas a possibilitar interação com a sua rede familiar e de amigos, proporcionar vínculos de amizade, companheirismo e vivências afetivas para além dos serviços de acolhimento institucionais. Pessoas jurídicas e profissionais liberais também podem apadrinhar. 

A participação da comunidade é gratuita e solidária. Regras e informações detalhadas estão disponíveis no edital.

Como participar?

Basta entrar no site da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e preencher o formulário de inscrição disponível na página ou clicando aqui. Em seguida, deve preparar e enviar a documentação por e-mail conforme orientações do edital. Depois, basta aguardar aprovação documental e contato da equipe. Por fim, haverá uma fase avaliativa em que o pretendente será acompanhado por uma equipe interdisciplinar e após ser declarado apto, o voluntário realizará um curso preparatório para o processo de apadrinhamento.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlTqULMHoy3OspLNXhJxVtvKh1Xw1C1LmZtMpJyxq7k8QtOQ/viewform

Close Menu