Acip participa do 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins e termo de cooperação é assinado para implementação do Programa Integrar para Desenvolver

Acip participa do 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins e termo de cooperação é assinado para implementação do Programa Integrar para Desenvolver

Da Assessoria/Com informações Sics

A Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins (ACIP), participou na tarde desta terça do 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins. Pela Acip, estavam presentes os conselheiros Deusirene Silva Costa, da Câmara Setorial Varejista e Whisllan Maciel Bastos, Câmara Setorial Atacadista. 

Deusirene Silva Costa, da Câmara Setorial Varejista, Iranilson Mota e Whisllan Maciel Bastos, Câmara Setorial Atacadista.

O encontro teve como objetivo promover maior interação entre as associações comerciais e o Governo do Estado, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em conjunto com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), realizaram o 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia e contou com a participação de mais de 20 associações.

Durante o encontro, foram apresentados diversos tópicos, como a importância da força empresarial para o desenvolvimento local, o papel do Estado e das entidades para a retomada do crescimento econômico, além de estimular a aproximação entre as associações e o Governo do Tocantins. 

O  governador Mauro Carlesse ressaltou a importância desses espaços de diálogo. “Uma das maiores premissas da minha gestão é garantir emprego e renda para toda a população tocantinense e acreditamos que o caminho certo para essa realização é a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Neste momento de retomada, estabelecer esses contatos e entender as necessidades de cada setor é fundamental para atingir esse fim”, concluiu.

Para o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, a iniciativa para a abertura desse espaço de diálogo vem ao encontro dos anseios de todos os líderes de Associações do Estado e com foco na colaboração mútua entre essas categorias e o Governo. “Ocupar espaços e crescer, esses são nossos principais pontos de partida, todos temos algo em comum e o que nos une é o Tocantins. Queremos o desenvolvimento sustentável desse Estado e essa é apenas a primeira de muitas edições de um evento que veio para fortalecer ainda mais essa parecia que tem gerado tantos frutos”, apontou.

De acordo com o titular da Sics, Tom Lyra, o futuro da sociedade está na união de todas as associações. “Esta gestão não tem medido esforços para fortalecer o associativismo e descentralizar o desenvolvimento econômico, fazendo com que o Tocantins seja uma terra forte, com geração de emprego e renda em todos os municípios. Este evento reitera o caráter municipalista da gestão Mauro Carlesse. Nosso desejo é fazer com que o Tocantins cresça como um todo”, afirmou.

Termo de Cooperação

Para formalizar essa parceria, o Governo do Tocantins, por meio da Sics, assinou um termo de cooperação com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins para a implementação do Programa Integrar para Desenvolver.

O objetivo é estruturar as operações das associações comerciais e empresariais, com foco em fortalecer a rede empresarial, disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Fechar Menu